domingo, 10 de julho de 2011

Fair Trade: Benefícios Sociais e Econômicos do Produtor ao Consumidor

Comércio Justo busca o fortalecimento da economia solidária a fim de garantir os direitos dos produtores, comerciantes, consumidores, etc.


O termo fair trade (comércio justo), de uma maneira geral, é a forma de se manter a equidade do mercado internacional. Rievers (2004) ressalta que, o comércio justo remunera tanto os agricultores quanto aos comerciantes, seja respectivamente na forma de manter a produção ou na forma de não inviabilizar o negócio.

Um dos modos de se conseguir obter o fair trade é através de certificação, assim como acontece na gestão da qualidade. No Brasil esse tipo de certificação tem crescido principalmente entre alguns produtores rurais que necessitam dessa política para garantir uma maior segurança na sua produção, sendo que sua disseminação tem acontecido de forma mais abrangente em alguns países como Alemanha, Suíça, França, Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.


Enganam-se aqueles que ponderam essa política como sendo exclusiva para beneficiar somente os produtores rurais e empresários, pois o estabelecimento de preço justo representa para o consumidor a garantia de qualidade e preços acessíveis. Assim estabele-se uma cooperação entre produtores, consumidores e organizações a fim de aumentar a viabilidade, reduzindo os riscos e dependências econômicas.


Dentre as características do fair trade destaca-se também a promoção dos fatores étinicos, da equidade de gênero e da autogestão, que contribuem com o empregado para sua remuneração justa. Outra análise importante a ser observada é a valorização e preservação do meio ambiente, observando a produção de produtos de característica agroecológica e das atividades do extrativismo sustentável.

Com tantas especificidades, o fair trade mostra-se como uma ferramenta muito eficiente na gestão de uma organização, sendo que seus benefícios vão de encontro ao esperado pelo consumidor além de serem eficazes economicamente.

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