sábado, 10 de novembro de 2012

A Lenda do Mandruvá no Interior de Minas


Não sou o melhor contador de história, mas quando me contaram esse "causo" tive que pesquisar na internet e ver que ninguém o contou com tamanha riqueza de detalhes como minha avó, vou repassar o que ela explicou... hehe

A Lenda do Mandruvá

Uma garota foi ao quintal de sua casa e deitou no gramado... Fazia isso todas as manhãs, ao levantar se encantou com um mandruvá, fixamente o observava e admirava.

Porém, a partir daquele dia uma estranha mudança começou a ocorrer em seu corpo, dentro de alguns meses sua barriga começou a crescer e todos começaram a estranhar a garota como se ela estivesse grávida, sua mãe já dizia "menina sem vergonha". Mas essa garota jurava que nada tinha acontecido e nem mesmo os médicos conseguiam explicar aquilo, com os sintomas sempre a culpavam. Sem saber o que fazer, ela passava dias sem comer direito, cabisbaixa e sempre sendo acusada pela mãe.

Essa garota morava na fazenda do patrão e, certo dia, viu ele ordenhando uma vaca bem cedo. Olhando  para a mãe disse: "sei que não mereço mas peça a ele um copo de leite" como de costume a mãe esbravejou novamente, mas resolveu atender o pedido da filha e conseguiu o copo de leite.

Para surpresa da garota, quando foi deitar, deixou o copo de leite ao lado da cama. Nesse instante começou a sair um mandruvá de sua barriga em direção ao copo de leite, a garota sentia dores e a mãe desesperada chamou uma parteira. Explicou a situação e desesperada pediu para que fizesse alguma coisa.

Quando viu toda aquela cena, a parteira disse "traga uma bacia com leite". A mãe rapidamente colocou dois litros de leite numa bacia e entregou a parteira. No mesmo instante ela apoiou a bacia entre as pernas da garota e para surpresa de todos a barriga da garota começou a revirar e vários mandruvás deixavam a barriga da garota como se estivessem sendo "paridos" em direção à bacia de leite. Depois disso a garota tomou numa lata de óleo com chá de diversas ervas para que curasse por completo. 

De acordo com a dona da lenda (minha avó) isso só acontece com mulheres e a garota ficou "grávida" porque sentou em cima do Mandruvá, não façam isso ok meninas?? Mas caso aconteça em Minas, o antídoto é esperar 9 meses e depois disso "parir" numa bacia de leite... hehe

5 comentários:

  1. Já ouvi esta historia tmb qndo criança rsrsrsrs...Parabéns por divulgar esse causo de minas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jô, minha avó diz que é verdade heim... hehehe... Abraço!

      Excluir
  2. Minha avó, que era do interior do Paraná, me contava que, quando estivéssemos menstruadas, que não era pra passar debaixo das árvores, por causa dos mandruvás... e daí ela me contou essa história tbm... ela dizia que o "cheiro" do sangue atraía os mandruvás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí, historias do interior que vão além de Minas... hehe

      Excluir