domingo, 10 de julho de 2011

O Processo Industrial das Graxarias

Processamento de farinhas e gorduras animais tem seu segmento pouco reconhecido no país.


Um segmento de grande importância para o agronegócio brasileiro busca elevar seu reconhecimento e fortalecimento através do setor de carnes, trata-se das graxarias. Seu processo industrial é característico por desenvolver farinhas e gorduras de origem animal, utilizando-se de carnes, ossos, vísceras, sangue, entre outros.

O processamento se inicia com a moagem e trituração de uma mistura de materiais (ossos e outras partes). Em seguida, segue por rosca transportadora diretamente para o cozimento onde acontece a principal operação no processamento das graxarias (podendo ocorrer por via úmida, a seco ou por secagem). Logo, no processo de percolação ocorre a separação do sebo (gordura animal) em relação à parte sólida da massa, depois o processo se divide em duas seções, onde todo o sebo é recolhido para a seção de purificação. Já o restante da massa sólida, segue para prensagem e moagem até a obtenção da farinha. Por conseguinte, tem-se formado os dois principais produtos da graxaria que, depois de pronto, atende a vários segmentos de mercados distintos, como: ração animal (principal destino da farinha), farmacêuticos, cosméticos e biocombustível, destinos do sebo ou gordura animal (EMBRAPA, 2006).


O setor de graxaria tem uma dependência muito significativa em relação ao setor de carnes, isso possibilita aumentar a eficiência dos dois setores, pois a graxaria diminui o resíduo da indústria de processamento de carnes e possibilita uma alternativa para alimentação de aves. Entretanto, qualquer problema que venha ocorrer no setor, como a gripe aviária, ocorre um aumento no estoque das graxarias, devido à falta de compradores, havendo queda, principalmente, no consumo do produto pelas granjas avícolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário