Merenda escolar, turismo rural e meio-ambiente podem
alavancar crescimento da agricultura familiar no país caso sejam aproveitadas
as oportunidades do setor.
O agronegócio brasileiro
possui duas formas diferentes de classificar o
empresário rural, através da agricultura patronal ou pela agricultura familiar.
A primeira trata-se, principalmente, de empresários rurais que investem em alta
tecnologia no setor, utilizando trabalhadores contratados e adquirindo médias
ou grandes propriedades. Já a agricultura familiar se caracteriza por pequenas
propriedades, mão-de-obra familiar e que tenha sua renda predominantemente provinda da
propriedade.
Tendo em vista a grande dificuldade do agricultor familiar em desenvolver
seu negócio, o governo estabeleceu a Lei nº 11.947/2009 que determina a utilização de, no mínimo,
30% dos recursos repassados pelo FNDE para alimentação escolar, na compra de produtos da
agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações,
priorizando os assentamentos de reforma agrária, as comunidades tradicionais
indígenas e comunidades quilombolas (informação retiradas do site do Ministério do
Desenvolvimento Agrário - MDA). Entretanto muitas cidades não conseguem
estabelecer esse valor por falta de qualidade ou pela própria falta de oferta
de produtos originários da agricultura familiar. Outro entrave é que muitos produtores não possuem conhecimento dessa
exigência que representa uma excelente oportunidade, por se tratar de uma
demanda fixa que lhe proporciona um preço justo, podendo inclusive eliminar a
figura do atravessador, caso exista.
Porém a agricultura familiar pode ir mais longe, a geração de informação é essencial nos dias atuais para a sobrevivência do negócio, identificando assim oportunidades e qual a melhor decisão a ser tomada pelo empresário rural. Entretanto, somente isso não basta, é preciso inovar, ser criativo, gerar novas receitas aproveitando o que a fazenda pode lhe oferecer de melhor. Verificar o custo de oportunidade é necessário, criando assim novas alternativas para o negócio.
Espera-se que, com a chegada da Copa do Mundo de 2014, vários turistas de diferentes países venham para o Brasil. Seguindo essa lógica já se começa a desenvolver em algumas propriedades o turismo rural, que são pessoas que pagam para usufruir de algumas atividades do meio rural. O agricultor familiar consegue dessa maneira um novo fundo para levantar seu capital, para isso ele cobra a entrada na propriedade (a oportunidade do turista usufruir das riquezas naturais da fazenda), estadia, passeio à cavalo, trilhas, etc. Além do turismo, o agricultor familiar pode optar por manter recursos naturais na fazenda, o que gera uma receita adicional por não prejudicar o meio-ambiente.
A criatividade é essencial para o desenvolvimento de qualquer seguimento e o Brasil é um país que possui o agronegócio como a principal fonte de recurso e dentro desse encontra-se a agricultura familiar, que com todas essas vantagens, não pode ser descartada.
"Se daqui a cinco anos você estiver no mesmo ramo em que está hoje, seu negócio não existirá mais"
"No passado, nós apenas vendíamos para os clientes e hoje eles ajudam a criar o futuro dos nossos negócios"
Philip Kotler.
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