sábado, 10 de novembro de 2012

A Lenda do Mandruvá no Interior de Minas


Não sou o melhor contador de história, mas quando me contaram esse "causo" tive que pesquisar na internet e ver que ninguém o contou com tamanha riqueza de detalhes como minha avó, vou repassar o que ela explicou... hehe

A Lenda do Mandruvá

Uma garota foi ao quintal de sua casa e deitou no gramado... Fazia isso todas as manhãs, ao levantar se encantou com um mandruvá, fixamente o observava e admirava.

Porém, a partir daquele dia uma estranha mudança começou a ocorrer em seu corpo, dentro de alguns meses sua barriga começou a crescer e todos começaram a estranhar a garota como se ela estivesse grávida, sua mãe já dizia "menina sem vergonha". Mas essa garota jurava que nada tinha acontecido e nem mesmo os médicos conseguiam explicar aquilo, com os sintomas sempre a culpavam. Sem saber o que fazer, ela passava dias sem comer direito, cabisbaixa e sempre sendo acusada pela mãe.

Essa garota morava na fazenda do patrão e, certo dia, viu ele ordenhando uma vaca bem cedo. Olhando  para a mãe disse: "sei que não mereço mas peça a ele um copo de leite" como de costume a mãe esbravejou novamente, mas resolveu atender o pedido da filha e conseguiu o copo de leite.

Para surpresa da garota, quando foi deitar, deixou o copo de leite ao lado da cama. Nesse instante começou a sair um mandruvá de sua barriga em direção ao copo de leite, a garota sentia dores e a mãe desesperada chamou uma parteira. Explicou a situação e desesperada pediu para que fizesse alguma coisa.

Quando viu toda aquela cena, a parteira disse "traga uma bacia com leite". A mãe rapidamente colocou dois litros de leite numa bacia e entregou a parteira. No mesmo instante ela apoiou a bacia entre as pernas da garota e para surpresa de todos a barriga da garota começou a revirar e vários mandruvás deixavam a barriga da garota como se estivessem sendo "paridos" em direção à bacia de leite. Depois disso a garota tomou numa lata de óleo com chá de diversas ervas para que curasse por completo. 

De acordo com a dona da lenda (minha avó) isso só acontece com mulheres e a garota ficou "grávida" porque sentou em cima do Mandruvá, não façam isso ok meninas?? Mas caso aconteça em Minas, o antídoto é esperar 9 meses e depois disso "parir" numa bacia de leite... hehe

27 comentários:

  1. Já ouvi esta historia tmb qndo criança rsrsrsrs...Parabéns por divulgar esse causo de minas

    ResponderExcluir
  2. Minha avó, que era do interior do Paraná, me contava que, quando estivéssemos menstruadas, que não era pra passar debaixo das árvores, por causa dos mandruvás... e daí ela me contou essa história tbm... ela dizia que o "cheiro" do sangue atraía os mandruvás...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é isso aí, historias do interior que vão além de Minas... hehe

      Excluir
  3. Olá! de um modo geral, esse causo é contado em todo sul de Minas, sou de Santo Antonio do Pinhal e aqui contavam quase do mesmo jeito, sempre contado para as meninas, um meio que os antigos tinham através da igreja para não gerar suspeitos em casos de defloramentos.

    ResponderExcluir
  4. Eu ouvi fala q é verdade de que perssegue mulher menstruada eu não pago p ver tenho pavor de largata não passo nem na sombra do coqueiro.

    ResponderExcluir
  5. Aqui na regiao metropolitana de curitiba, essa historia tambem era contada, hoje todos sabem, que isso é historiafalsa, que os "antigos" contavam. É incrivel que minha vo mesmo sendo analfabeta sabe, tanto assim, jm exemplo que minha vó contava, é que se duas pessoas varrerem uma casa, um morrera, e esse que morreu,sua alma vai varrer a casa no dia seguinte, sem sentido, mas as historia poderiam ser mostradas em um livro.

    ResponderExcluir
  6. Hahaha minha avo me contou essa história.

    ResponderExcluir
  7. Escuto essa história des de muito nova contada pela minha vó, sou de Petrópolis estado do Rio de Janeiro. Na verdade gostaria mesmo de saber qual foi a base dessa lenda que pelo visto rodou o Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Escuto essa história des de muito nova contada pela minha vó, sou de Petrópolis estado do Rio de Janeiro. Na verdade gostaria mesmo de saber qual foi a base dessa lenda que pelo visto rodou o Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa kkkk, minha mãe me contou por várias vezes este conto. Lembro que eu tinha tanto medo desse tal mandrova agoniada, pra ser sincera hj aos 49 anos ainda tenho pavor desse bicho.
      ,

      Excluir
    2. E eu tenho 60 e tenho pavor de mandrova minha mãe matava todos da horta

      Excluir
  9. Tinha um manduruva na minha cama e eu estava menstruada pico minha virilha tava tentando entra na minha calcinha =\ já tinha ouvido essa história sai correndo gritando minha mãe

    ResponderExcluir
  10. É uma "mandruvara", pela qual se encantou e acabou sentando encima... Como disseram aí, é uma desculpa bem bolada para livrar as antigas periguetes dos infortúnios de uma gravidez indesejada, pelo menos até que nasça o "mandruvazinho"...

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho medo por causa desses conto da minha vô aqui de minas gerais....

    ResponderExcluir
  12. Aconteceu comigo, hoje tenho 83 anos quase 84 e um mandruvá como dizem os mineiros e eu sou, me pulou, era pra pegar em emu pescoço, como fugi do rumo, ele pegou numa toalha de algodão(fiada e tecida domesticamente)que eu havia acabado de estender para secar; onde ele pegou ficou uma mancha verde em círculo mais ou menos de 8cm; este lugar ficou preto, depois apodreceu. Eu tinha uns 12 anos de idade; Aconteceu em Santana de Patos Minas Gerais!

    ResponderExcluir
  13. Aconteceu comigo; Angelina Maria de São José; Maria Inez é minha secretária, Ela nunca tinha ouvido falar em Santana de Patos!Mas me conhece e sabe que não minto. Essa história é real.

    ResponderExcluir
  14. Yasmim aki . Minha vo me conta essa história rsrs parabéns

    ResponderExcluir
  15. Me contaram esse causo , mas acrescentaram algumas coisas a mais , como por exemplo o mandruva assoviava e era e era um pouco grande kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! A minha Vó (dona Carmem de cruzeiro) tbm contava que ele era grande, corria atrás dela no pasto e assobiava para confundir e fazer ela se perder.

      Excluir
  16. Angelina:Aconteceu comigo estou com 84 anos de idade, minha irmã que morreu no final de 2017 lembrava e confirmava essa história.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela postagem,hoje eu acordei lembrando que um certo dia,eu havia lido esta história em ALGUN lugar.procurei e encontrei.Abraço/Water-Tecnico em segurança do Trabalho.

    ResponderExcluir